
Por Redação Archa | Atualizado em junho de 2025
Nenhum indivíduo se desenvolve isoladamente. Somos moldados desde o nascimento por uma teia complexa de influências — familiares, sociais, culturais, econômicas e históricas — que se entrelaçam e nos formam. Foi com esse olhar integrador que o psicólogo russo-americano Urie Bronfenbrenner (1917–2005) desenvolveu a Teoria dos Sistemas Ecológicos, também chamada de Teoria da Ecologia Humana.
Essa abordagem revolucionou a Psicologia do Desenvolvimento ao situar o indivíduo em seu contexto ambiental. Bronfenbrenner propôs uma estrutura sistêmica para compreender como diferentes camadas de influências interagem entre si e afetam o desenvolvimento humano ao longo do tempo.
O modelo ecológico: camadas que se interpenetram
A teoria de Bronfenbrenner é composta por cinco sistemas ambientais interdependentes. Cada sistema representa uma camada de influência sobre o indivíduo e é fundamental para compreender como se constrói a subjetividade, o comportamento e a identidade ao longo da vida.
🔹 1. Microssistema
É o nível mais imediato do ambiente, formado pelos espaços nos quais o indivíduo interage diretamente.
Exemplos:
- Família nuclear e extensa
- Escola e professores
- Grupo de amigos e colegas
- Comunidade religiosa
- Vizinhança direta
Neste sistema, as relações são bidirecionais: a criança influencia os adultos tanto quanto é influenciada por eles. Quanto mais saudáveis e estáveis forem essas relações, maiores as chances de um desenvolvimento emocional, social e cognitivo equilibrado.
🔹 2. Mesossistema
O mesossistema representa as interconexões entre dois ou mais microssistemas. Trata-se da qualidade das relações entre os contextos nos quais a criança está inserida.
Exemplos:
- O modo como a família se relaciona com a escola
- A influência dos colegas sobre o comportamento doméstico
- A articulação entre igreja e comunidade escolar
Um mesossistema coeso (por exemplo, família que dialoga com os professores) tende a favorecer o apoio mútuo e a prevenção de conflitos que poderiam prejudicar o desenvolvimento da criança.
🔹 3. Exossistema
Neste nível, estão os contextos nos quais a criança não está diretamente inserida, mas que ainda assim a impactam por meio de suas relações com os adultos de referência.
Exemplos:
- Condições de trabalho dos pais ou responsáveis
- Políticas institucionais de empresas e órgãos públicos
- Mídia e redes sociais
- Redes de apoio institucional e comunitário
O exossistema explica, por exemplo, como a sobrecarga laboral de um pai ou mãe pode afetar a disponibilidade afetiva com os filhos, ou como políticas públicas de transporte afetam o tempo de convivência familiar.
🔹 4. Macrossistema
O macrossistema corresponde à cultura mais ampla em que os demais sistemas estão inseridos. Engloba valores, crenças, normas, tradições, modelos de sociedade, religião e ideologias dominantes.
Exemplos:
- Padrões culturais sobre gênero e família
- Normas sociais sobre infância e disciplina
- Expectativas meritocráticas ou comunitárias
- Regimes políticos e econômicos
Bronfenbrenner reconhece que os macrossistemas não são estáticos: eles evoluem ao longo das gerações, afetando os modos de vida de forma profunda. Um exemplo é o crescimento dos valores individualistas em detrimento dos comunitários nas sociedades ocidentais.
🔹 5. Cronossistema

O cronossistema introduz a dimensão temporal à teoria ecológica. Ele se refere às mudanças e transições ao longo da vida do indivíduo e às transformações históricas da sociedade.
Exemplos:
- Divórcio, mudança de cidade, falecimento de entes queridos
- Avanços tecnológicos, crises econômicas, guerras ou pandemias
- Expansão de direitos civis, como o acesso das mulheres ao ensino superior
- Mudanças no conceito de infância, adolescência e juventude
Este sistema permite entender como eventos pontuais ou mudanças estruturais alteram os percursos de vida, exigindo adaptações e afetando o desenvolvimento humano.
Aplicações da teoria: educação, saúde, políticas públicas
A teoria de Bronfenbrenner é amplamente utilizada por pesquisadores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, urbanistas e gestores públicos.
Na educação, ela ajuda a compreender como fatores externos à escola (como pobreza, violência doméstica ou redes de apoio) afetam o desempenho dos alunos.
Na psicologia clínica, auxilia no diagnóstico de transtornos, pois o sofrimento psíquico raramente é isolado do ambiente em que se vive.
Nas políticas públicas, reforça a necessidade de abordagens intersetoriais, que articulem saúde, educação, cultura, esporte, lazer e segurança.
“É impossível entender o desenvolvimento humano desconsiderando os contextos em que ele acontece.”
— Urie Bronfenbrenner
Crítica e legado
A principal virtude da Teoria dos Sistemas Ecológicos é sua capacidade de articular diferentes níveis de análise, evitando reducionismos. Ela combina subjetividade com estrutura, indivíduo com sociedade, cotidiano com história.
No entanto, críticos apontam que o modelo original, ainda que relacional, pode não enfatizar suficientemente os conflitos sociais, como o racismo estrutural, o colonialismo ou as lógicas de dominação econômica — lacunas que vêm sendo preenchidas por teorias críticas e decoloniais posteriores.
Ainda assim, o legado de Bronfenbrenner permanece atual: compreender o ser humano em sua completude, historicidade e contexto.
Referências
- BRONFENBRENNER, Urie. The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Harvard University Press, 1979.
- BRONFENBRENNER, Urie. Making Human Beings Human: Bioecological Perspectives on Human Development. SAGE Publications, 2005.
- PAQUETTE, Daniel; RYAN, Maribel. Bronfenbrenner’s Ecological Systems Theory. In: G. P. Miller (Ed.). Encyclopedia of Child Behavior and Development, Springer, 2009.
- ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde et al. O Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano: concepções básicas e implicações para a educação. Psicologia USP, 2012.
- PENSO, Marília Aparecida; NASCIMENTO, Ana Regina. A teoria bioecológica do desenvolvimento humano e suas contribuições para o trabalho do psicólogo escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 2018.
- VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes, 2007.
- WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Livros Técnicos e Científicos, 2008.
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