Objetivos da aula:
- Ler o gênero textual poema e associar ao contexto de produção
- Estabelecer relações entre as informações do texto lido com outras de conhecimento prévio
- Utilizar repertório cultural próprio para ampliar os sentidos do texto
Análise do Poema “Canção do Exílio”
Leia e analise as imagens a seguir e, na sequência, descreva o que elas representam e quais sensações podem ser inferidas a partir da leitura.
Texto 1: Canção do Exílio de Gonçalves Dias
Kennst du das Land, wo die Citronen blühn,
Im dunkeln Laub die Gold-Orangen glühn,
Kennst du es wohl?
Dahin, Dahin!
Möcht ich… ziehn!
Goethe
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Atividades: a. Qual é a condição apresentada pelo eu lírico neste poema? b. No poema romântico, “Canção do Exílio”, o elemento espaço se apresenta como forma de oposição, que se estabelece entre duas nações, de um lado a pátria (Brasil) e de outro o exílio (Portugal). Em quais versos podemos identificar essa oposição? Isso representa qual figura de linguagem? c. Esteticamente, o Romantismo evidencia uma exaltação aos elementos nacionais, à natureza, ao país. No gênero textual apresentado nestas atividades, podemos perceber que a linguagem utilizada se distancia da erudita, culta, e aproxima-se da popular, da linguagem que retrata as condições e situações da época. Desse modo, quais são as características apresentadas no texto poético?
Recursos Complementares
Hora de Registrar
Agora é sua vez de declamar o poema “Canção do Exílio”. Registre-o em áudio ou vídeo e socialize-o por meio do aplicativo social (Facebook, Twitter, TikTok, WhatsApp, dentre outros) e marque o perfil do professor.
Curiosidade
“Canção do Exílio” é uma poesia romântica do escritor brasileiro Gonçalves Dias (1823-1864), criada em julho de 1843 quando o autor se encontrava em Coimbra. A composição ressalta o patriotismo e o saudosismo em relação à sua terra natal. Introduzida na obra lírica Primeiros Cantos (1846), foi produzida no primeiro momento do Romantismo no Brasil, uma época de forte nacionalismo após o recente rompimento do Brasil colônia com Portugal. O poema utiliza dêixis espacial com referências aos lugares citados no texto: “aqui” (Portugal) e “minha terra” ou “lá” (Brasil, mais especificamente Maranhão).
Apesar de ser um texto de glorificação à pátria, o poema não possui adjetivos qualificativos, sendo os advérbios “lá, cá, aqui” que nos localizam geograficamente no poema. Formalmente, o poema apresenta redondilhas maiores (sete sílabas em cada verso) e rimas oxítonas (lá, cá sabiá), com exceção da segunda estrofe.
O poema foi reciclado no Hino Nacional Brasileiro e na Canção Militar do Expedicionário.
Fonte: Wikipedia

Muito bom esse Mariel amei, apaixonei
CurtirCurtido por 1 pessoa