Bem-vindo à Aula 06 de Língua Portuguesa para o 3º Ano do Ensino Médio, ministrada pelo Professor Antonio Archangelo da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, Rio Claro/SP.
Durante o período de isolamento social, este material é fundamental para a continuidade dos estudos e para manter o vínculo com a comunidade escolar. Aqui está o que você precisa fazer:
- Assistir às aulas no Centro de Mídias e responder às tarefas de lá para garantir presença
- Concluir a leitura do roteiro disponibilizado neste site, no grupo de WhatsApp, no Google Classroom ou impresso na escola
- Concluir a leitura complementar sugerida / Participar do projeto de prática
- Concluir o exercício proposto
- Participar do fórum
Páginas do Caderno do Aluno – Aprender Sempre (Volume I, 2021): 13-15
Programação CMSP
| Etapa | Horário | Canal de Exibição |
|---|---|---|
| 23/Feb – 25/Feb | 19h | TV Educação + APP |
| 1ª série do EM | Língua Portuguesa |
Objetivos da aula:
- Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária do gênero textual conto
- Analisar os mecanismos linguísticos utilizados na construção do conto
Vamos Assistir?
VÍDEO 1 – 3ª série do EM – Língua Portuguesa – Outras faces
Fragmento do Conto “Adão e Eva” de Machado de Assis
Leia o fragmento fornecido no texto completo.
Atividade
Após a leitura do texto, responda às questões a seguir:
a. Que elemento promove o conflito do conto Adão e Eva? Qual elemento caracteriza a intertextualidade no texto?
b. No trecho a seguir, “— Eu, senhora minha, toco viola, respondeu sorrindo; e não mentia, porque era insigne na viola e na harpa, não menos que na teologia”, o termo em destaque denota qual sentido?
c. Identifique e retire do texto um trecho que faz referência à ideia de tempo?
d. Como as personagens se comportam ante à celeuma de tentar identificar a quem se deve atribuir a curiosidade?
e. Como você finalizaria este conto? Produza um ou dois parágrafos, dando um desfecho para essa narrativa. Lembre-se de que você deve manter o mesmo conflito até o final.
Link para o texto completo no Issuu
