Bem-vindo à Aula 03, da 2ª Situação de Aprendizagem do 1º Bimestre de Língua Portuguesa para o 3º Ano do Ensino Médio, ministrada pelo Professor Antonio Archangelo da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, Rio Claro/SP.
Durante o período de isolamento social, este material garantirá a continuidade dos seus estudos, mantendo o vínculo com a comunidade escolar e as metas/objetivos de vida para este ano letivo. Aqui está o que você precisa fazer:
- Assistir às aulas no Centro de Mídias
- Concluir a leitura do roteiro disponibilizado neste site, no grupo de WhatsApp, no Google Classroom ou impresso na escola
- Concluir a leitura complementar sugerida / Participar do projeto de prática
- Concluir o exercício proposto
- Participar do fórum
PÁGINAS DO CADERNO DO ALUNO (APRENDER SEMPRE): 20 – 21
(Vídeos não são obrigatórios para quem não possui acesso à internet)
Programação CMSP
| Etapa | Horário | Canal de Exibição |
|---|---|---|
| 02/Mar – 05/Mar | 19h | TV Educação + APP |
| 3ª série do EM | Língua Portuguesa |
Objetivos da aula:
- Reconhecer estratégias do texto argumentativo em colunas de jornal
- Concatenar ideias na estruturação de um texto argumentativo
Vamos Assistir?
VÍDEO 1 – 25/02/21 – 3ª série do EM – Língua Portuguesa – É notícia!
Atividade
a. Leia as manchetes a seguir, retiradas do site do Jornal da USP
Texto 1
Manchete 1 aqui
Texto 2
Manchete 2 aqui
Texto 3
Manchete 3 aqui
b. Quais são os temas tratados em cada manchete?
Responda analisando os textos fornecidos.
c. Quais elementos linguísticos (palavras ou expressões) mostram a opinião das pessoas consultadas em cada uma das manchetes?
Identifique as palavras e expressões que indicam opinião nos textos fornecidos.
d. Reescreva as manchetes mostrando a sua opinião sobre os temas abordados.
Use a sua visão crítica para reformular as manchetes com base nos temas apresentados.
Link para a atividade no Issuu
