Aula online de Língua Portuguesa explora literatura de Cordel para alunos do Ensino Médio

Durante o período de isolamento social, o Professor Antonio Archangelo, da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, em Rio Claro/SP, oferece uma aula inovadora de Língua Portuguesa para a 3ª série do Ensino Médio. A primeira aula do 3º bimestre foca na rica tradição da Literatura de Cordel, com atividades interativas e leitura complementar para manter os alunos engajados e conectados com a comunidade escolar.

  1. Leia os textos I e II.

Texto I

Literatura de Cordel
Leitura dos Textos I e II

Texto I: Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel são folhetos em versos populares de tradição oral, originada na Europa e introduzida no Brasil durante a colonização na Bahia. Expandiu-se no século XIX para outros estados do Nordeste. É registrada de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos) e exposta em cordas ou cordéis. Os temas são variados, como fatos históricos, folclore, realidade social, religião, etc. O gênero é escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo, com formas rimadas e linguagem coloquial. Algumas obras são ilustradas com xilogravuras.

Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e nas redes sociais. Destacam-se cordelistas como Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último será estudado a seguir através de trechos de sua obra “Uma Viagem ao Céu”.
Texto elaborado especialmente para este material.

Texto II

BARROS, Leandro Gomes. Uma Viagem ao Céu. Ano 1932. Domínio Público. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_
action=&co_obra=5453
. Acesso em: 27 jan. 2020.

HORA DE ASSISTIR

Após a leitura dos textos, desenvolva as seguintes questões:

a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel. b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características? c) No Texto II, “Uma Viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada. d) Pesquise as palavras desconhecidas ou não pertencentes à ortografia atual e escreva como seriam adaptadas para a atualidade.

Métrica e Escansão

A métrica é a medida dos versos em um poema. A prática da contagem de cada verso chama-se metrificação, e a contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão.

  1. Sobre o Texto II, responda aos itens:

a) Quantas estrofes estão presentes? b) Que palavras conferem rimas ao poema? c) Qual é o tema abordado? d) Faça a escansão dos versos da 1ª estrofe de “Uma Viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, nomeando-os de acordo com a quantidade de sílabas poéticas. Classifique também as rimas quanto à posição:

Métrica é a medida dos versos em um poema
A prática da contagem de cada verso chama-se metrificação e a contagem das sílabas
poéticas é chamada de escansão.

“Uma vez, eu era pobre,
Vivia sempre atrasado,
Botei um negócio bom
Porém vendi-o fiado
Um dia até emprestei
O livro do apurado. (…)”


4. Análise a capa do folheto, no Texto II, e responda aos itens:

a) O que a ilustração (xilogravura) representa? Descreva as impressões que a imagem lhe causou.
b) Escolha outro nome para a obra de Leandro Gomes de Barros, considerando os elementos presentes na ilustração. Justifique a sua escolha.

  1. Análise a capa do folheto no Texto II e responda aos itens:

a) O que a ilustração (xilogravura) representa? Descreva as impressões que a imagem lhe causou. b) Escolha outro nome para a obra de Leandro Gomes de Barros, considerando os elementos presentes na ilustração. Justifique a sua escolha.

FÓRUM

Fórum de Discussão

Agora é sua vez! Grave em áudio ou vídeo sua leitura/declamação de um dos trechos do cordel “Uma Viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, e compartilhe em suas redes sociais. Informe no Google Classroom, através de um link, o local onde postou o conteúdo, marcando o post com as hashtags #ProfAntonioArchangelo e .

Agora é sua vez! Grave em áudio ou vídeo sua leitura/declamação de um dos trechos do cordel “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, e compartilhe em suas redes sociais. Informe no Google Classroom, através de link, o local onde postou o conteúdo marcando o post com o hashtag #ProfAntonioArchangelo #AntonioArchangelo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close