Durante o período de isolamento social, o Professor Antonio Archangelo, da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, em Rio Claro/SP, oferece uma aula inovadora de Língua Portuguesa para a 3ª série do Ensino Médio. A primeira aula do 3º bimestre foca na rica tradição da Literatura de Cordel, com atividades interativas e leitura complementar para manter os alunos engajados e conectados com a comunidade escolar.
- Leia os textos I e II.
Texto I
Literatura de Cordel
Leitura dos Textos I e II
Texto I: Literatura de Cordel
A Literatura de Cordel são folhetos em versos populares de tradição oral, originada na Europa e introduzida no Brasil durante a colonização na Bahia. Expandiu-se no século XIX para outros estados do Nordeste. É registrada de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos) e exposta em cordas ou cordéis. Os temas são variados, como fatos históricos, folclore, realidade social, religião, etc. O gênero é escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo, com formas rimadas e linguagem coloquial. Algumas obras são ilustradas com xilogravuras.
Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e nas redes sociais. Destacam-se cordelistas como Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último será estudado a seguir através de trechos de sua obra “Uma Viagem ao Céu”.
Texto elaborado especialmente para este material.
Texto II

action=&co_obra=5453. Acesso em: 27 jan. 2020.
HORA DE ASSISTIR
Após a leitura dos textos, desenvolva as seguintes questões:
a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel. b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características? c) No Texto II, “Uma Viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada. d) Pesquise as palavras desconhecidas ou não pertencentes à ortografia atual e escreva como seriam adaptadas para a atualidade.
Métrica e Escansão
A métrica é a medida dos versos em um poema. A prática da contagem de cada verso chama-se metrificação, e a contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão.
- Sobre o Texto II, responda aos itens:
a) Quantas estrofes estão presentes? b) Que palavras conferem rimas ao poema? c) Qual é o tema abordado? d) Faça a escansão dos versos da 1ª estrofe de “Uma Viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, nomeando-os de acordo com a quantidade de sílabas poéticas. Classifique também as rimas quanto à posição:
Métrica é a medida dos versos em um poema
A prática da contagem de cada verso chama-se metrificação e a contagem das sílabas
poéticas é chamada de escansão.
“Uma vez, eu era pobre,
Vivia sempre atrasado,
Botei um negócio bom
Porém vendi-o fiado
Um dia até emprestei
O livro do apurado. (…)”
4. Análise a capa do folheto, no Texto II, e responda aos itens:
a) O que a ilustração (xilogravura) representa? Descreva as impressões que a imagem lhe causou.
b) Escolha outro nome para a obra de Leandro Gomes de Barros, considerando os elementos presentes na ilustração. Justifique a sua escolha.
- Análise a capa do folheto no Texto II e responda aos itens:
a) O que a ilustração (xilogravura) representa? Descreva as impressões que a imagem lhe causou. b) Escolha outro nome para a obra de Leandro Gomes de Barros, considerando os elementos presentes na ilustração. Justifique a sua escolha.
FÓRUM
Fórum de Discussão
Agora é sua vez! Grave em áudio ou vídeo sua leitura/declamação de um dos trechos do cordel “Uma Viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, e compartilhe em suas redes sociais. Informe no Google Classroom, através de um link, o local onde postou o conteúdo, marcando o post com as hashtags #ProfAntonioArchangelo e #AntonioArchangelo.
Agora é sua vez! Grave em áudio ou vídeo sua leitura/declamação de um dos trechos do cordel “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, e compartilhe em suas redes sociais. Informe no Google Classroom, através de link, o local onde postou o conteúdo marcando o post com o hashtag #ProfAntonioArchangelo #AntonioArchangelo.
