Franco da Rocha, 24 de julho de 2024 — A direção executiva municipal do partido Solidariedade de Franco da Rocha emitiu uma nota oficial condenando as declarações feitas pelo pré-candidato a vereador, Felipe Antônio de Lima Silva, em um vídeo que circula nas redes sociais. O partido não apenas repudiou veementemente as declarações, mas também tomou medidas concretas para lidar com a situação.
Na nota, o partido destacou que “a política é a arte da civilidade onde os contrários convivem defendendo suas ideias” e reforçou que “não basta repudiar, é preciso agir”. Em resposta ao vídeo, a direção executiva municipal decidiu, de forma unânime, que o nome de Felipe Antônio de Lima Silva não será encaminhado na convenção partidária, e ele não será candidato do partido nas eleições de 2024.
A nota também enfatizou a posição do Solidariedade contra a violência na política, especialmente ameaças veladas contra mulheres e a violência política de gênero. “O Solidariedade não compactua com tal atitude vil”, afirmou a direção.
Antes que um processo interno fosse aberto para sua expulsão, Felipe Antônio de Lima Silva optou por se desfiliar do partido, reconhecendo a repercussão negativa de sua atitude. A direção do Solidariedade ressaltou que “política não é palco para violência disfarçada de brincadeira” e que “política é coisa séria e traz em si valores inegociáveis”.
Por fim, o partido expressou total solidariedade à vereadora e pré-candidata a prefeita, Josie Dartora, que foi alvo das declarações de Felipe Antônio de Lima Silva.
Direção Municipal do Solidariedade Franco da Rocha
