Educação Digital: Multiletramentos e Tecnologia para aprimorar habilidades geográficas

No primeiro ano do Ensino Fundamental, as habilidades previstas no processo de alfabetização e letramento vão além da leitura e escrita tradicionais, incorporando elementos de educação digital que auxiliam no desenvolvimento integral dos alunos. Recentemente, os alunos de seis anos da turma do professor Antonio Archangelo participaram de uma atividade que exemplifica essa abordagem inovadora, utilizando a tecnologia para aprimorar conceitos básicos de geografia.

Dentro da proposta pedagógica de multiletramentos, os estudantes foram incentivados a explorar o Google Earth, uma ferramenta digital que permite a visualização de mapas e imagens de satélite. Durante a atividade, as crianças realizaram um mapeamento do bairro onde a escola está localizada, encontrando suas próprias casas por meio do Google Street View. Essa experiência de navegação virtual ajudou os alunos a compreender noções espaciais e geográficas de maneira prática e interativa.

O trabalho realizado foi registrado em cartolinas, com os mapas confeccionados expostos na sala de aula, proporcionando um ambiente de aprendizado visual e colaborativo. Esta atividade não apenas reforçou os conhecimentos de geografia, mas também promoveu a familiarização dos alunos com ferramentas digitais, preparando-os para um mundo cada vez mais interconectado e tecnológico.

Alunos posam para foto após conclusão do mapa do bairro Mãe Preta, Rio Claro, SP.

Na atividade descrita, envolvendo a utilização do Google Earth e Google Street View pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, foram trabalhadas as seguintes habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

  1. EF01GE01: Identificar e descrever características de seu lugar de vivência (moradia, escola, vizinhança) em diferentes representações cartográficas (desenhos, croquis, maquetes, mapas, etc.).
  2. EF01GE03: Utilizar noções espaciais básicas (em cima/embaixo, dentro/fora, perto/longe, etc.) para se localizar e se deslocar nos espaços de vivência.
  3. EF01LP05: Participar de práticas de leitura e escrita em diferentes gêneros, considerando a variação de suportes e mídias.
  4. EF01LP10: Utilizar recursos gráficos, como desenhos, fotos e mapas, na construção de textos que integram outras linguagens.
  5. EF01ER05: Explorar diferentes formas de expressão e representação, utilizando materiais e recursos variados.

Plano de Aula: Mapeamento do Bairro Utilizando o Google Earth

Série/Ano: 1º Ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 horas/aula
Tema: Mapeamento do Bairro com Ferramentas Digitais
Professor: Antonio Archangelo


1. Objetivos Gerais:

  • Promover a familiarização dos alunos com noções espaciais e geográficas utilizando ferramentas digitais.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de mapas.
  • Estimular o multiletramento por meio da integração entre tecnologia e geografia.

2. Objetivos Específicos:

  • Identificar e descrever características do bairro onde a escola está localizada.
  • Localizar a casa de cada aluno no mapa utilizando o Google Earth e Google Street View.
  • Compreender noções espaciais básicas como “em cima/embaixo”, “dentro/fora”, “perto/longe”.
  • Criar um mapa físico do bairro utilizando materiais como cartolina e marcadores.

3. Habilidades da BNCC:

  • EF01GE01: Identificar e descrever características de seu lugar de vivência (moradia, escola, vizinhança) em diferentes representações cartográficas.
  • EF01GE03: Utilizar noções espaciais básicas para se localizar e se deslocar nos espaços de vivência.
  • EF01LP05: Participar de práticas de leitura e escrita em diferentes gêneros, considerando a variação de suportes e mídias.
  • EF01LP10: Utilizar recursos gráficos, como desenhos, fotos e mapas, na construção de textos que integram outras linguagens.
  • EF01ER05: Explorar diferentes formas de expressão e representação, utilizando materiais e recursos variados.

4. Materiais Necessários:

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Google Earth e Google Street View
  • Cartolinas grandes (uma por grupo)
  • Marcadores coloridos
  • Lápis, borracha, réguas
  • Impressora (opcional, para imprimir capturas de tela)

5. Metodologia:

  1. Introdução (15 minutos):
    • Conversa inicial: Iniciar com uma discussão sobre o conceito de bairro e os lugares que os alunos conhecem perto de casa (escola, praça, mercado, etc.).
    • Apresentação da atividade: Explicar que os alunos irão explorar o bairro da escola usando uma ferramenta digital chamada Google Earth, para localizar suas casas e os lugares importantes do bairro.
  2. Desenvolvimento (60 minutos):
    • Exploração do Google Earth (30 minutos):
      • Dividir os alunos em pequenos grupos, cada um com acesso a um computador ou tablet.
      • Orientar os alunos a abrirem o Google Earth e localizarem o bairro da escola.
      • Com a ajuda do professor, cada aluno irá identificar a localização de sua casa no mapa e explorar o bairro utilizando o Google Street View.
      • O professor deve circular entre os grupos, auxiliando na navegação e esclarecendo dúvidas.
    • Criação do Mapa Físico (30 minutos):
      • Após a exploração digital, os grupos irão confeccionar um mapa do bairro utilizando cartolina e marcadores.
      • Cada grupo desenhará a escola, as casas dos alunos, e outros pontos importantes identificados na atividade digital.
      • Os alunos podem colar fotos impressas do Google Street View (opcional) ou desenhar as características do bairro.
  3. Conclusão (15 minutos):
    • Exposição dos trabalhos: Os mapas confeccionados pelos grupos serão expostos na sala de aula.
    • Reflexão e Compartilhamento: Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu mapa e compartilhar suas descobertas com os colegas.

6. Avaliação:

  • A avaliação será contínua, observando a participação dos alunos durante a atividade, a capacidade de utilizar as ferramentas digitais, e a qualidade do mapa físico produzido em grupo.
  • Considerar o envolvimento dos alunos na identificação dos elementos do bairro e na elaboração das noções espaciais.

7. Recursos Tecnológicos:

  • Google Earth
  • Google Street View
  • Computadores ou tablets com internet

8. Possíveis Adequações:

  • Alunos com dificuldades tecnológicas podem ser agrupados com colegas mais experientes para colaboração.
  • Caso não haja acesso à internet, o professor pode trazer impressões de mapas e imagens de satélite previamente preparados para a atividade.

9. Referências:

  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Recursos e tutoriais do Google Earth e Google Street View

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