Os 27 entes federados, representando todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, reuniram-se em Assembleia para eleger a nova Mesa Diretora do Conselho Nacional de Representações Estaduais em Brasília (CONREP) para o biênio 2025/2026. A posse oficial ocorrerá em data a ser definida nos próximos dias, quando o atual presidente-executivo, Eric Lisboa, representante de Pernambuco, passará o comando da entidade para José Henrique Medeiros Pires, chefe da Representação do Rio Grande do Sul.
Nova Diretoria Eleita
A diretoria eleita contempla representatividade das cinco regiões do País e está composta pelos seguintes membros:
- Presidente: Henrique Pires (RS)
- Vice-Presidente Executivo: Erick Elysio Reis Amorim (PI)
- Vice-Presidente Financeiro: Daniel Angotti Moisés Marques (MG)
- Vice-Presidente de Qualificação e Cursos: Renatho Melo de Sousa (GO)
- Vice-Presidente de Relações Institucionais e Jurídico: Gerlane Baccarin (RR)
Conselho Fiscal:
Titulares:
- José Luciano Nascimento Lima Filho (SE)
- Elisabete Costa (BA)
- Rubens Bueno (PR)
Suplentes:
- Ernesto Carneiro Preciado (DF)
- Vânia Oliveira Franco (SC)
Henrique Pires Assume a Presidência

Henrique Pires, representante do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, traz uma vasta experiência em gestão pública, tendo ocupado cargos estratégicos, como chefe de gabinetes de Ministros de Estado e Secretário Especial da Cultura do Governo Federal.
Em seu discurso, o novo presidente destacou a importância do trabalho dos Escritórios de Representação estaduais em Brasília, que atuam como suporte para ações dos governos estaduais na capital federal. “Alguns escritórios possuem autonomia administrativa, enquanto outros são vinculados às Casas Civis ou Gabinetes dos Governadores, mas todos compartilham o objetivo comum de defender os interesses de suas unidades federativas”, explicou.
Henrique também ressaltou a troca de experiências entre os Estados como ponto essencial do trabalho do CONREP: “Nossa Associação atua com base nessas premissas, dialogando com órgãos federais e organismos internacionais e respeitando sempre as peculiaridades de cada ente federado”.
A nova gestão terá como desafio fortalecer ainda mais a atuação do CONREP, promovendo integração, cooperação e representatividade em prol dos interesses estaduais no cenário federal.
Texto: Fábio Paiva (Ascom/EBSB)
Foto: Henrique Pires (Arquivo EBS)
