SANTOS (SP) – Em mais uma ação de combate ao tráfico internacional de drogas, a Receita Federal apreendeu nesta quinta-feira (8) 832 kg de cocaína no Porto de Santos, litoral paulista. A droga estava camuflada em um carregamento de 19 toneladas de café em sacas, que tinha como destino final o porto de Antuérpia, na Bélgica.
A apreensão foi realizada durante operações de vigilância e repressão aduaneiras conduzidas por equipes da Alfândega de Santos. O entorpecente foi encontrado após a verificação física da carga, quando agentes localizaram diversos tabletes de cocaína misturados aos grãos de café.
De acordo com a Receita Federal, a seleção das cargas para inspeção segue critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, com o apoio de imagens de escâner e cães farejadores. Nesta operação específica, dois cães da Alfândega sinalizaram positivamente para a presença de entorpecentes, contribuindo decisivamente para a localização da droga.

Após a constatação da presença da substância ilícita, a Polícia Federal foi acionada para conduzir os procedimentos de polícia judiciária da União, além da perícia no local, que vai subsidiar o inquérito policial já instaurado.
A operação reforça o compromisso das autoridades brasileiras no enfrentamento ao narcotráfico e à utilização de portos como canais para o envio de drogas ao exterior.
