Vacinação nas Américas 2025: OPAS destaca eliminação de doenças como prioridade regionalOPAS

A 23ª edição da Semana de Vacinação nas Américas teve início em 28 de abril de 2025, na Cidade do Panamá, com foco na eliminação de doenças transmissíveis por meio da imunização. O evento, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reforça o compromisso da região com a saúde pública e a prevenção de enfermidades.

Desde sua criação em 2003, a campanha já resultou na vacinação de mais de 1,2 bilhão de pessoas em 40 países e territórios. A edição deste ano está alinhada à Iniciativa de Eliminação de Doenças da OPAS, que visa erradicar mais de 30 doenças e condições relacionadas até 2030, sendo 11 delas preveníveis por vacinas.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa, destacou os avanços históricos da região, como a eliminação da varíola em 1974, seguida pela poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita e tétano neonatal. Ele também enfatizou a meta ambiciosa de eliminar o câncer do colo do útero, responsável por mais de 40 mil mortes anuais na região.OPAS

“A vacina contra o HPV é altamente eficaz e nos permitirá eliminar o câncer do colo do útero e outros tipos de câncer”, afirmou Dr. Barbosa. Durante esta semana de vacinação, os países da região administrarão mais de 17,7 milhões de doses da vacina contra o HPV.

Com o lema “Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos”, a campanha de 2025 busca mobilizar governos, profissionais de saúde e comunidades para fortalecer os programas de vacinação e avançar na eliminação de doenças transmissíveis nas Américas.

Para mais informações, acesse o site oficial da OPAS: Semana de Vacinação nas Américas 2025.OPAS

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close