Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências defende progressão e qualidade na formação dos professores da rede
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESP de Rio Claro, por meio de seu conselho e coordenação, divulgou nesta terça-feira (21) uma nota oficial expressando preocupação com as discussões em curso na Câmara Municipal sobre alterações na progressão da carreira do magistério público da rede municipal de ensino.
A nota destaca que boa parte dos professores da rede municipal passou pela formação do PPGE, que ao longo dos anos contribuiu de forma decisiva para a qualificação do ensino oferecido à população. “Tal formação reflete, com certeza, na qualidade do trabalho desenvolvido”, afirma o comunicado, assinado pela professora Laura Noemi Chaluh, coordenadora do programa.
A UNESP defende que a carreira docente, além de ser uma conquista histórica, deve ser preservada para que se consolide uma educação pública forte, democrática e de qualidade. A manifestação ocorre em meio ao avanço de propostas que podem significar o esvaziamento das garantias da categoria.
A posição da universidade fortalece a mobilização de professores e servidores municipais que já haviam convocado um protesto para esta sexta-feira (23), denunciando precarizações como falta de estrutura nas escolas, escassez de merenda e ameaças à valorização do magistério.

