Segunda apreensão em menos de uma semana eleva total de cocaína apreendida no porto a mais de 2 toneladas em junho e 5.051 kg em 2025
Por Redação Archa | Santos (SP)
A Receita Federal interceptou no último dia 16 de junho uma carga com 657 quilos de cocaína escondidos em um contêiner de café em grãos, no Porto de Santos. Esta é a segunda grande apreensão de drogas no terminal em menos de uma semana. Com isso, o total de cocaína apreendida apenas em junho supera duas toneladas, e o acumulado de 2025 já soma 5.051 kg, segundo a Alfândega local.
A droga estava camuflada em 30 sacas de café, parte de um carregamento de 22 toneladas, distribuído em dois contêineres, com destino à Polônia e baldeação prevista no porto de Hamburgo, na Alemanha.
A detecção ocorreu durante inspeções de rotina da equipe de vigilância e repressão aduaneira da Alfândega de Santos, com auxílio de escaneamento de contêineres, análise de riscos e cães de faro treinados — vindos das unidades de Santos, Viracopos e da Direp08 (8ª Região Fiscal).
Tecnologia e integração no combate ao tráfico internacional
A Receita Federal destacou que a seleção das cargas passa por critérios objetivos e tecnologia de escaneamento, o que garante mais agilidade e precisão nas ações sem comprometer o fluxo do comércio exterior.
Essas técnicas são empregadas tanto em operações de exportação quanto de importação, e têm se mostrado eficazes na repressão a ilícitos praticados em cargas que saem do Brasil com itens de alto valor comercial ou estratégico, como café, carne, açúcar e minério.
Inquérito policial e destino da droga
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para realizar a perícia no local e iniciar o inquérito policial, que buscará identificar os responsáveis pelo envio da carga ilícita. Até o momento, ninguém foi preso, mas as investigações seguem em andamento.
🧪 Com mais de cinco toneladas de cocaína já interceptadas em 2025, o Porto de Santos consolida-se como um dos principais pontos de atenção no combate ao tráfico internacional de drogas.
