Quando a escola vira mercado: tese denuncia avanço da privatização digital da educação no Brasil

Porto Alegre – A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acaba de aprovar uma tese que joga luz sobre um dos temas mais sensíveis da agenda educacional contemporânea: a transformação digital da educação como porta de entrada para novas formas de privatização e controle do ensino público.

Defendida por Paula Valim de Lima, sob orientação da professora Vera Maria Vidal Peroni, a pesquisa mostra que, por trás da retórica de inovação e modernização, as políticas educacionais voltadas à digitalização da escola brasileira — como a Política de Inovação Educação Conectada, a BNCC Computação, a Política Nacional de Educação Digital e a Estratégia Nacional Escolas Conectadas — carregam a marca de sujeitos privados que disputam a direção da educação pública.

O ineditismo do trabalho está no mapeamento de redes de atores da transformação digital, revelando como fundações empresariais, think tanks, startups e grandes corporações de tecnologia se articularam, entre 2017 e 2024, para influenciar tanto o conteúdo das políticas quanto sua implementação. A tese denuncia que esse movimento amplia a mercantilização da educação, deslocando o poder de decisão pedagógica do Estado para plataformas e aplicativos privados, em nome de um suposto “tecnossolucionismo” — a ideia de que toda questão social pode ser resolvida com tecnologia001293736.

A pesquisa afirma que, longe de neutras, as tecnologias digitais introduzidas nas escolas públicas atuam como aparelhos privados de hegemonia, capturando recursos, definindo conteúdos e moldando subjetividades de acordo com os interesses do capital em sua era digital. O resultado é a atualização da velha lógica da privatização, agora em formato de nuvem, dados e algoritmos.

Mais do que constatar a presença de empresas na formulação de políticas, a tese de Lima oferece ao debate público um instrumento analítico: compreender que a digitalização da educação não é apenas uma questão técnica, mas uma arena de disputa ideológica e política sobre o futuro da escola e da democracia no Brasil.


Referência

LIMA, Paula Valim de. Transformação digital da educação no Brasil: políticas educacionais e relações entre o público e o privado na era digital do capitalismo. 2025. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2025.


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