Atuação ocorreu no Dia Nacional da Consciência Indígena (20.01), com destaque para a gestão de riscos sociais e ambientais
Consultores do PADIS-MT – Projeto de Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável – participaram, nesta terça-feira (20), das atividades da Semana Pedagógica 2026, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), no Complexo Leila Maluf, em Cuiabá.
A participação ocorreu no Dia Nacional da Consciência Indígena e teve como foco a Colmeia da Educação Escolar Indígena, espaço formativo dedicado ao alinhamento das ações pedagógicas e de gestão das escolas indígenas da rede estadual.
A equipe de consultores de gestão de riscos sociais e ambientais do PADIS acompanhou especialmente as atividades que visavam a integração entre planejamento educacional, salvaguardas socioambientais e respeito às especificidades culturais, linguísticas e territoriais dos povos indígenas preparadas pela Coordenadoria da Educação Escolar Indígena vinculada à Superintendência de Equidade e Inclusão.
De acordo com a Seduc, a presença técnica reforçou a articulação entre políticas públicas educacionais, inclusão e sustentabilidade no contexto da Educação Escolar Indígena.
A Colmeia da Educação Escolar Indígena integra a metodologia das colmeias formativas adotada na Semana Pedagógica 2026, que promove espaços simultâneos de aprendizagem organizados por trilhas temáticas.
Nessa dinâmica, são discutidas estratégias pedagógicas interculturais, bilíngues e contextualizadas, em consonância com as diretrizes da rede estadual e com compromissos nacionais e internacionais de proteção social, ambiental e cultural.
A Semana Pedagógica 2026 reúne cerca de 10 mil profissionais da educação entre os dias 20 e 22 de janeiro e tem como objetivo definir diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão que irão nortear o trabalho das 628 escolas estaduais ao longo do ano letivo de 2026, além de integrar novos servidores que passam a atuar neste ano.

Sobre o PADIS-MT
O PADIS-MT é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, realizada em parceria com o Banco Mundial.
O projeto tem como objetivo modernizar a infraestrutura da rede estadual de ensino, fortalecer a inclusão digital de estudantes e professores e aprimorar as práticas pedagógicas, promovendo uma educação pública de alta qualidade, equitativa e alinhada aos desafios do século XXI.

