Washington, DC, 28 de setembro de 2023 – O 60º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que ocorreu em Washington, DC, de 25 a 28 de setembro, concluiu suas atividades hoje. Durante a reunião, ministros e autoridades de saúde de alto escalão das Américas aprovaram 12 resoluções para fortalecer as políticas de saúde na região e recuperar os avanços perdidos durante a pandemia de COVID-19.
O Diretor da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa, destacou que, embora tenhamos “superado a pandemia de COVID-19, não podemos baixar a guarda”. Ele enfatizou a necessidade de aproveitar essa oportunidade para acelerar a ação na recuperação dos ganhos perdidos em saúde pública e aumentar a resiliência dos sistemas de saúde.
As 12 resoluções abordam várias áreas, incluindo:
- Reforço dos recursos humanos para a saúde, com ênfase na formação de equipes de saúde interprofissionais e na melhoria das condições de trabalho.
- Prevenção e controle de doenças não transmissíveis em crianças, adolescentes e adultos jovens, com foco na promoção da saúde e na redução dos fatores de risco.
- Melhoria da saúde mental e prevenção do suicídio, promovendo uma abordagem intersectorial baseada na equidade e nos direitos humanos.
Além disso, durante a reunião, foram discutidos esforços para melhorar a prevenção, preparação e resposta a pandemias. A OPAS apresentou recomendações baseadas em uma avaliação externa da resposta da Organização à pandemia, incluindo o fortalecimento dos mecanismos de financiamento e a adoção de novas tecnologias.
A Iniciativa de Eliminação da OPAS, que visa pôr fim a mais de 30 doenças transmissíveis e condições relacionadas na América Latina e no Caribe, também recebeu um impulso renovado com a apresentação dos esforços de Antígua e Barbuda, Belize, Brasil e Uruguai para a eliminação.
As doenças não transmissíveis (DNT) continuam sendo a principal causa de problemas de saúde na Região das Américas, representando 81% da mortalidade geral. A iniciativa “Melhores Cuidados para as DNT: Acelerar Acções nos Cuidados de Saúde Primários” foi lançada para expandir o acesso aos serviços de DNT nos sistemas de Cuidados de Saúde Primários.
Além disso, cinco relatórios finais foram apresentados durante a reunião, abordando questões como a eliminação de doenças infecciosas negligenciadas, controle do tabaco na Região das Américas, fortalecimento das estatísticas vitais, doença renal crônica em comunidades agrícolas na América Central e saúde e turismo.
A Diretora da OPAS, ao encerrar a reunião, destacou a importância de reafirmar os valores pan-americanos de justiça, excelência, solidariedade, respeito e integridade.
Links:
