Plano de Aula: Atividade Multidisciplinar para Alfabetização com Conectivismo e Música

1) Dados de Identificação Geral

  • Nome do Cursista:
  • Turma em que o plano será aplicado:
  • Tempo de Duração: 1h50
  • Áreas do Conhecimento Envolvidas: Língua Portuguesa, Artes, Música

2) Objetivos de Aprendizagem

  • Objetivo 1: Desenvolver habilidades de escrita e leitura por meio de atividades lúdicas e conectivas, incentivando a colaboração entre os alunos.
  • Objetivo 2: Estimular a criatividade e a expressão artística usando música e tecnologia para reforçar a aprendizagem.

3) Conteúdo da Aula

  • Tema: Combinação de escrita, música e tecnologia para promover a alfabetização em uma abordagem multidisciplinar.
  • Abordagem Pedagógica: Conectivismo e Metodologias Ativas.

4) Estrutura da Aula

  • Etapa 1: Introdução Lúdica ao Tema (10 minutos)
    • Iniciar a aula com uma breve conversa para despertar a curiosidade dos alunos. Perguntar sobre suas músicas favoritas ou se gostam de desenhar e escrever.
    • Explicar que a atividade do dia será divertida e envolverá escrita, música e dança.
  • Etapa 2: Escrita Espontânea (20 minutos)
    • Distribuir papel sulfite para cada aluno e pedir que desenhem ou escrevam uma palavra simples relacionada a algo que gostem (por exemplo, animais, frutas, brinquedos).
    • Circular pelos alunos para incentivar a escrita espontânea e ajudá-los a escrever palavras ou desenhar objetos.
  • Etapa 3: Criação de uma Canção Coletiva (30 minutos)
    • Pedir aos alunos que compartilhem suas palavras ou desenhos.
    • Criar uma música simples usando essas palavras e enviá-las para a Inteligência Artificial SUNO para gerar versões musicais.
    • Deixar os alunos votarem na versão musical que mais gostarem.
  • Etapa 4: Audição e Dança (30 minutos)
    • Reproduzir a música escolhida pelos alunos usando uma caixa de som portátil.
    • Convidar os alunos a dançar e cantar ao som da música para promover a expressão artística e a interação.
  • Etapa 5: Reflexão e Conclusão (20 minutos)
    • Reunir os alunos para uma discussão sobre o que aprenderam e o que mais gostaram na atividade.
    • Enfatizar a importância da colaboração e da criatividade no processo de aprendizado.

5) Estratégias e Recursos Utilizados

  • Estratégias: Metodologias ativas, colaboração entre alunos, uso de tecnologia para criar música.
  • Recursos: Papel sulfite, lápis de cor, caixa de som portátil, celular com acesso à internet para utilizar a Inteligência Artificial SUNO.

6) Avaliação

  • A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Avaliar a escrita espontânea e a criatividade dos alunos, bem como a capacidade de colaborar com os colegas.
  • A reflexão ao final da aula será usada para entender o impacto da atividade no processo de alfabetização.

7) Referências

MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs, n. 7, 156 p, jan.-jun., 2013.

MOMESSO, M.R. et al. Educar com podcasts e audiobooks, 1.ed. – Porto Alegre: CirKula, 2016, 180 p. [e-Book].

ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola [recurso eletrônico], Eduardo Moura, 1 ed., São Paulo, Parábola, 2020.

SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R. de S. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76120, 2020.

*Plano de aula sugerido e concebido por Antonio Archangelo. Confira a execução prática em: https://portalarcha.com/2024/04/21/escola-municipal-inova-com-atividade-multidisciplinar-e-inteligencia-artificial-na-alfabetizacao/

*Criado, elaborado e realizado pelo professor Antonio Archangelo; ARCHANGELO JUNIOR, A.F. 2024.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close