1) Dados de Identificação Geral
- Nome do Cursista:
- Turma em que o plano será aplicado:
- Tempo de Duração: 1h50
- Áreas do Conhecimento Envolvidas: Língua Portuguesa, Artes, Música
2) Objetivos de Aprendizagem
- Objetivo 1: Desenvolver habilidades de escrita e leitura por meio de atividades lúdicas e conectivas, incentivando a colaboração entre os alunos.
- Objetivo 2: Estimular a criatividade e a expressão artística usando música e tecnologia para reforçar a aprendizagem.
3) Conteúdo da Aula
- Tema: Combinação de escrita, música e tecnologia para promover a alfabetização em uma abordagem multidisciplinar.
- Abordagem Pedagógica: Conectivismo e Metodologias Ativas.
4) Estrutura da Aula
- Etapa 1: Introdução Lúdica ao Tema (10 minutos)
- Iniciar a aula com uma breve conversa para despertar a curiosidade dos alunos. Perguntar sobre suas músicas favoritas ou se gostam de desenhar e escrever.
- Explicar que a atividade do dia será divertida e envolverá escrita, música e dança.
- Etapa 2: Escrita Espontânea (20 minutos)
- Distribuir papel sulfite para cada aluno e pedir que desenhem ou escrevam uma palavra simples relacionada a algo que gostem (por exemplo, animais, frutas, brinquedos).
- Circular pelos alunos para incentivar a escrita espontânea e ajudá-los a escrever palavras ou desenhar objetos.
- Etapa 3: Criação de uma Canção Coletiva (30 minutos)
- Pedir aos alunos que compartilhem suas palavras ou desenhos.
- Criar uma música simples usando essas palavras e enviá-las para a Inteligência Artificial SUNO para gerar versões musicais.
- Deixar os alunos votarem na versão musical que mais gostarem.
- Etapa 4: Audição e Dança (30 minutos)
- Reproduzir a música escolhida pelos alunos usando uma caixa de som portátil.
- Convidar os alunos a dançar e cantar ao som da música para promover a expressão artística e a interação.
- Etapa 5: Reflexão e Conclusão (20 minutos)
- Reunir os alunos para uma discussão sobre o que aprenderam e o que mais gostaram na atividade.
- Enfatizar a importância da colaboração e da criatividade no processo de aprendizado.
5) Estratégias e Recursos Utilizados
- Estratégias: Metodologias ativas, colaboração entre alunos, uso de tecnologia para criar música.
- Recursos: Papel sulfite, lápis de cor, caixa de som portátil, celular com acesso à internet para utilizar a Inteligência Artificial SUNO.
6) Avaliação
- A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Avaliar a escrita espontânea e a criatividade dos alunos, bem como a capacidade de colaborar com os colegas.
- A reflexão ao final da aula será usada para entender o impacto da atividade no processo de alfabetização.
7) Referências
MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Teccogs, n. 7, 156 p, jan.-jun., 2013.
MOMESSO, M.R. et al. Educar com podcasts e audiobooks, 1.ed. – Porto Alegre: CirKula, 2016, 180 p. [e-Book].
ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola [recurso eletrônico], Eduardo Moura, 1 ed., São Paulo, Parábola, 2020.
SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R. de S. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76120, 2020.
*Plano de aula sugerido e concebido por Antonio Archangelo. Confira a execução prática em: https://portalarcha.com/2024/04/21/escola-municipal-inova-com-atividade-multidisciplinar-e-inteligencia-artificial-na-alfabetizacao/
*Criado, elaborado e realizado pelo professor Antonio Archangelo; ARCHANGELO JUNIOR, A.F. 2024.
