Durante a Convenção da Coligação “São Carlos Merece o Melhor!”, que oficializou as candidaturas de Newton Lima (PT) para prefeito e Marcos Martinelli (PSD) para vice de São Carlos, os pré-candidatos a prefeito Sarti (PSB) e a vice-prefeita Luciana Quintino (Solidariedade) receberam apoio da deputada estadual Thainara Faria (PT). “Rio Claro terá a primeira vice-prefeita preta”, disse a deputada ao gravar um vídeo de apoio à Coligação Unidade Progressista.
Natural de Araraquara, nascida em 7 de dezembro de 1994, Thainara Faria formou-se em Direito pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e, filiada ao PT, foi vereadora em sua cidade natal, eleita em 2016 e reeleita em 2020 com a maior votação naquele pleito. Em 2022, disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), quando foi eleita com 91.388 votos. Preta, filha de pedreiro e de empregada doméstica, Thainara Faria, 28, foi eleita deputada estadual em São Paulo. Ela tinha 21 anos quando estreou na política e se elegeu vereadora em Araraquara. Na primeira sessão, um vereador, referindo-se a ela, ofereceu chocolate aos colegas.
Thainara fez faculdade graças ao Prouni, programa criado por Lula em 2004 que oferece bolsa de estudos para alunos de baixa renda em universidades privadas. “Minha faculdade custaria cerca de R$ 48 mil. Como uma família de uma trabalhadora doméstica e de um pedreiro vai pagar isso?”
A pré-candidata a vice-prefeita Luciana Quintino agradeceu o apoio e compartilhou sua trajetória de luta e resiliência na periferia de Rio Claro. “Defendemos a igualdade de gênero e racial, pois qualquer governo deve refletir a sociedade que representa”, afirmou Quintino.

