Papa Leão XIV Faz Chamado à Liberdade de Imprensa: “Somente Povos Informados Podem Tomar Decisões Livres”

Redação · 12 de maio de 2025

O Papa Leão XIV fez um forte apelo pela liberdade de imprensa e a proteção dos jornalistas durante sua primeira audiência com a imprensa no Vaticano, realizada na última segunda-feira (11) no Aula Paulo VI. O pontífice também pediu a liberação dos jornalistas encarcerados, destacando a importância de “salvaguardar o precioso bem da liberdade de expressão e de imprensa.”

Em seu discurso, o Papa afirmou que “somente os povos informados podem tomar decisões livres” e lembrou da coragem dos jornalistas que, muitas vezes, arriscam suas vidas para reportar a verdade, especialmente em zonas de guerra. “A Igreja reconhece a valentia de quem defende a dignidade, a justiça e o direito dos povos a serem informados”, disse ele.

O Papa também alertou que o sofrimento dos jornalistas encarcerados deveria “interpelar a consciência das nações e da comunidade internacional”, e fez um apelo para que o mundo se mobilize para proteger os direitos de expressão e comunicação. “Estamos todos chamados a defender a liberdade de imprensa, pois ela é fundamental para a democracia”, afirmou.

Durante o encontro, o pontífice enfatizou a importância de uma comunicação de paz e pediu que os meios de comunicação se comprometam a “escolher com consciência e coragem o caminho da paz”. “Desarmar as palavras nos ajudará a desarmar a Terra”, declarou, encorajando uma comunicação mais empática e humanizada, que dê voz aos mais vulneráveis e represente as realidades mais silenciadas.

León XIV ressaltou que o jornalismo não deve ser um espaço para a comunicação “ruidosa e muscular”, mas sim um meio para promover a escuta e a empatia. Em sua visão, a verdadeira comunicação é aquela capaz de construir pontes e contribuir para a paz global. “O que falta não é mais ruído, mas uma comunicação que escute e que valorize o trabalho silencioso de muitos para um mundo melhor”, concluiu o Papa.

A audiência com os jornalistas marcou um momento importante em seu pontificado, e León XIV foi recebido com entusiasmo pelos presentes, que lhe deram um forte aplauso, que o Papa brincou que esperava que fosse repetido ao final de seu discurso.

Para mais notícias sobre os direitos humanos e a liberdade de imprensa, continue acompanhando nossa cobertura.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close