🎓 Márcia Ângela Aguiar é a nova Professora Emérita da UFPE


Reconhecida por sua trajetória acadêmica e política na defesa da educação pública, a professora Márcia Ângela Aguiar, atual presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi agraciada com o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por decisão unânime do Conselho Universitário. A honraria é a mais alta concedida pela instituição a docentes com legado relevante na pesquisa, ensino, gestão e militância em prol da educação.

🌹 Primeira mulher do Centro de Educação a receber o título

A concessão tem duplo valor histórico: Márcia Ângela é a primeira mulher do Centro de Educação da UFPE a ser reconhecida com esse título e também foi a primeira mulher a presidir a Fundaj, além de ter sido a única mulher na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2014–2018).

Mestre pela UFPE e doutora em Educação pela USP, Márcia construiu uma trajetória marcada pela intransigente defesa da escola pública, gratuita, laica e inclusiva, com atuação em entidades como Anped, Anfope e Anpae, além de participação em redes internacionais de pesquisa e conselhos editoriais de diversos periódicos científicos.

✊ Intelectual da resistência e da proposição

Ao longo de sua carreira, Márcia não apenas produziu conhecimento, como também se insurgiu contra retrocessos institucionais, como durante a tramitação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação. Com argumento firme e voz serena, tornou-se referência ética e política para várias gerações de docentes, pesquisadores/as e gestores/as.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close