Chefe do Executivo cita lema de Che Guevara e diz que professores estão sendo utilizados politicamente
Declarações do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), feitas à Rádio Jovem Pan no dia 18 de junho, provocaram forte reação de servidores da educação municipal de Rio Claro, que divulgaram uma Nota de Repúdio em resposta ao teor da fala do chefe do Executivo. O documento está sendo assinado por professores, gestores e representantes da categoria por meio de um formulário público e deverá ser encaminhado à imprensa.
Assista a entrevista, as falas referentes a nota de repúdio, estão a partir de 1:03:28:
📢 “Não aceitaremos ser silenciados”, dizem educadores
Na entrevista, Perissinotto tentou reduzir a mobilização em defesa do plano de carreira do magistério a uma “guerra de narrativas” e a uma suposta articulação político-partidária. Para os servidores, a fala representa um desrespeito à legitimidade da pauta e às instituições que representam a categoria.
“Temos documentos registrados e protocolados solicitando diálogo, muito antes da recente crise gerada pelo Projeto de Lei 079/2025. (…) Nossa pauta é pela educação, pela valorização do servidor e pelo futuro da escola pública”, destaca a nota.
⚖️ Alvo de ataques, COMERC é defendido por educadores
Outro ponto que causou indignação foi a tentativa do prefeito de desqualificar a atuação da presidente do Conselho Municipal de Educação (COMERC), Rosemeire Archangelo, que discursou na Câmara no dia anterior, denunciando a tentativa de esvaziamento da carreira do magistério.
“Repudiamos a tentativa de reduzir educadores experientes a rótulos partidários. É inaceitável e antidemocrático”, diz o texto.
O documento reforça que a presidente do COMERC é uma representante eleita da comunidade escolar e que as críticas feitas à sua atuação configuram ataque direto às instâncias de participação democrática previstas em lei.
🧾 Histórico de diálogo ignorado
A nota afirma ainda que há registros de ofícios, atas e reuniões protocoladas em que a categoria buscou o diálogo com a gestão municipal desde o início do ano, sem obter retorno efetivo.
📬 Mobilização e próximos passos
A mobilização de apoio à nota ocorre por meio do seguinte formulário:
🔗 Formulário de apoio à nota de repúdio
A expectativa é que a nota, com assinaturas coletadas, seja encaminhada a veículos de imprensa, ao Ministério Público e a instituições de controle social e educacional.
