Receita e Polícia Federal interceptam carga com droga em carro importado no Porto de Santos

Ocultação foi feita em tanque de combustível de automóvel antigo; apreensão é rara em importações, mas Porto de Santos lidera remessas internacionais de cocaína

Em mais um episódio que expõe as estratégias sofisticadas do narcotráfico internacional, a Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam na sexta-feira (11 de julho) pouco mais de 30 kg de droga no tanque de combustível de um carro antigo importado dos Estados Unidos via Porto de Santos.

Segundo a Receita Federal, o método de ocultação exigiu cuidado extremo e dificultou a localização e retirada da substância, cuja identificação exata ainda depende de perícia. A carga era de importação, diferentemente do padrão mais frequente em Santos, onde grande parte das apreensões ocorre em contêineres de exportação com cocaína destinada à Europa ou à África.

“As imagens mostram o cuidado na ocultação e a dificuldade para a recuperação do entorpecente”, destacou a Receita em nota.

A Polícia Federal conduzirá o inquérito para apurar os responsáveis e as conexões internacionais do envio. A troca de informações entre as instituições será central para mapear possíveis quadrilhas envolvidas no transporte.


⚠️ O Porto de Santos como corredor do tráfico

Apesar de a apreensão mais recente ter sido em importação, os números da Receita Federal confirmam que o Porto de Santos é o principal corredor para o tráfico internacional de cocaína no Brasil — sobretudo nas exportações.

Dados oficiais mostram que entre 2013 e 2025, a Receita Federal apreendeu mais de 150 toneladas de cocaína apenas nesse porto. Em 2019, o pico foi de mais de 27 toneladas apreendidas em cargas de exportação.

Nos últimos anos, houve queda no total de droga interceptada — em 2024 foram 5,2 toneladas e em 2025 (até agora), 5,1 toneladas. Mesmo assim, Santos permanece como alvo prioritário de fiscalização pela magnitude de contêineres que escoam para o exterior.

Esses dados reforçam o cenário desafiador: a sofisticação do tráfico, que combina rotas, cargas e métodos variados para burlar controles, exige investigação constante e cooperação internacional.


📌 DADOS HISTÓRICOS (Receita Federal – Porto de Santos)

  • 2018: 23.119 kg
  • 2019: 27.053 kg (pico)
  • 2020: 20.572 kg
  • 2021: 16.917 kg
  • 2022: 16.075 kg
  • 2023: 7.143 kg
  • 2024: 5.260 kg
  • 2025: 5.125 kg (parcial)

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