Presença de tablets, plataformas e multimídia não é suficiente para transformar a Educação, aponta estudo

Uma pesquisa publicada na revista Educação em Perspectiva joga luz sobre um dos paradoxos mais incômodos da escola contemporânea: mesmo com o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ambiente escolar, a relação entre professores e alunos continua presa a modelos de ensino do século passado. O estudo, assinado por Marta Melo de Araújo e Alana Danielly Vasconcelos, alerta que a simples presença de tablets, plataformas online e recursos multimídia nas salas de aula não tem sido suficiente para transformar de fato a prática pedagógica.

O achado central é inquietante: a tecnologia chegou antes da escuta. Em muitos contextos, o uso de TDIC tem servido mais para reforçar o controle e a reprodução de conteúdos do que para favorecer a autonomia e o protagonismo dos estudantes. O digital, quando não vem acompanhado de uma mudança metodológica e relacional, corre o risco de ser apenas um verniz moderno sobre práticas autoritárias e conteudistas.

As autoras destacam ainda que a digitalização da escola sem reflexão crítica amplia desigualdades: falta infraestrutura em muitas redes públicas, formação adequada para os professores e políticas que garantam acesso e mediação qualificada. “Há uma falsa sensação de modernização, quando na verdade o que se observa é uma reprodução de velhas lógicas, agora com tela sensível ao toque”, afirmam no texto.

Para que as tecnologias digitais contribuam efetivamente para a aprendizagem, é necessário romper com a ideia de que inovação é sinônimo de ferramenta. O que precisa ser reinventado, segundo o estudo, é a própria relação pedagógica: menos hierárquica, mais dialógica; menos centrada na transmissão, mais voltada à escuta e à colaboração.

O artigo, embora ancorado em uma revisão de literatura e em práticas pedagógicas observadas no cotidiano da educação básica, escancara um dilema de interesse nacional: a escola está digitalizando sua fachada, mas ainda não atualizou seu projeto de ensino.

Referência
ARAÚJO, Marta Melo de; VASCONCELOS, Alana Danielly. Tecnologias digitais na educação básica: o impacto na dinâmica professor-aluno e as implicações na prática pedagógica. Educação em Perspectiva, v. 15, 2024. DOI: 10.47577/educperspectiva.v15.46066.

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