Associação Amigos do Horto se manifesta contra despejo na “Fazendinha”

A Associação Amigos do Horto Florestal “Navarro de Andrade” (AAMHOR) divulgou na quarta-feira (20) um manifesto em que se posiciona contrária à ação de reintegração de posse movida pela Procuradoria de Justiça do Estado de São Paulo contra os moradores da chamada colônia “Fazendinha”, localizada dentro da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), em Rio Claro.

De acordo com a entidade, a medida – prevista para ocorrer no próximo dia 25 – ignora aspectos históricos, sociais, políticos e ambientais da área, além de desconsiderar a ausência de diálogo entre os diferentes atores envolvidos na disputa.

No texto, a AAMHOR lembra que a falta de políticas públicas ao longo dos anos levou ao abandono e à degradação de diversos prédios e bens protegidos da FEENA. A associação reforça ainda que a decisão de se opor ao despejo foi tomada por unanimidade em reunião extraordinária de sua diretoria.

“Colocamo-nos à disposição para promover o imediato encontro e diálogo entre os envolvidos, com o objetivo de se encontrar uma solução definitiva para a questão”, afirma a entidade.

A FEENA, criada em 1909, é considerada patrimônio histórico e ambiental de Rio Claro e da região, abrigando remanescentes florestais, edificações tombadas e comunidades que historicamente se estabeleceram em seu interior.


Referência:
AAMHOR – Associação Amigos do Horto Florestal “Navarro de Andrade”. Manifesto contra reintegração de posse na colônia Fazendinha. Rio Claro, 20 ago. 2025.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close