Na próxima sexta-feira, 29 de agosto de 2025, às 10h, o pesquisador e professor Antonio Flavio Archangelo Junior, idelaizador do Portal Archa, apresentará seu Exame Geral de Qualificação de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/FCLAr (Araraquara). A pesquisa, orientada pela Profa. Dra. Maria Regina Momesso, tem como título provisório “Rede Camões: uma autoetnografia crítica do cuidado de si na produção de discursos”.
A banca será formada pela própria orientadora, pela participação do Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro (UNESP/FCLAr) e do Prof. Dr. João Adalberto Campato Júnior (Universidade Brasil).
A Rede Camões como campo de investigação
Criada em 2020, durante o contexto da pandemia, a Rede Camões de Jornais Escolares consolidou-se como espaço de autoria crítica, formação cidadã e inovação pedagógica. Por meio dela, estudantes e professores produziram coletivamente textos, vídeos e reportagens, compondo um acervo aberto que articula práticas de linguagem, escuta e multiletramentos.
É justamente nesse terreno que se ancora a investigação: como experiências de autoria em rede podem ser lidas como práticas de emancipação e resistência. O trabalho busca compreender a Rede Camões como um ecossistema educomunicativo, no qual a escola se reinventa como lugar de enunciação e não apenas de repetição.
Cuidado de si como horizonte
Inspirado em Michel Foucault, Archangelo aborda o cuidado de si como atitude ética e política, fundamental para pensar novas formas de subjetivação no campo educacional. A tese sugere que cuidar de si, em contextos de escrita coletiva e digital, não é um gesto isolado, mas uma prática de liberdade que atravessa sujeitos, instituições e discursos.
Um percurso entre educação e comunicação
A pesquisa também se entrelaça à trajetória do autor, marcada pela atuação em sala de aula, na comunicação crítica e em projetos de políticas públicas. Ao adotar a autoetnografia crítica, Archangelo transforma sua própria vivência em parte do objeto de análise, reconhecendo a inseparabilidade entre vida e pesquisa.
Integrante do GESTELD – Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos (CNPq), o pesquisador insere sua tese em um campo coletivo de debate que articula educação, cultura digital e produção discursiva.
Etapa decisiva
A qualificação marca um passo decisivo na jornada acadêmica de Archangelo, que seguirá em direção à defesa final de tese prevista para 2026. Mais do que um rito formal, o momento simboliza a consolidação de um percurso que une educação pública, autoria digital e transformação social.
A qualificação marca a abertura da fase final de sua jornada acadêmica no doutorado, consolidando um percurso que une produção intelectual, inovação pedagógica e compromisso com a educação pública. A sessão poderá ser acompanha, a partir das 10h, pelo link: https://meet.google.com/mgo-nfzs-uhm
