Currículo decolonial defende valorização de saberes indígenas e quilombolas na educação brasileira

Um grupo de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras publicou na Revista DCS um estudo que analisa os desafios e as possibilidades para a construção de um currículo decolonial, com foco na educação antirracista e na valorização dos saberes indígenas e quilombolas. A pesquisa parte da crítica à matriz eurocêntrica que historicamente estruturou a escola no Brasil e defende a necessidade de romper com a lógica de silenciamento e invisibilização de povos e culturas tradicionais.

O trabalho aponta que, embora existam marcos legais importantes, como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que obrigam o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, persistem entraves estruturais. Entre eles estão a falta de formação adequada para professores, a predominância de materiais didáticos eurocentrados e a resistência institucional à mudança curricular.

Apesar das dificuldades, os autores destacam experiências exitosas em escolas indígenas, quilombolas e projetos comunitários que vêm desenvolvendo práticas pedagógicas próprias, baseadas na oralidade, na ancestralidade, no território e nas epistemologias coletivas. Essas iniciativas demonstram que é possível construir uma educação mais plural e representativa quando o currículo parte das realidades e identidades dos sujeitos que o vivenciam.

O artigo defende que a construção de um currículo decolonial não é apenas uma questão de inclusão de novos conteúdos, mas de transformação profunda da lógica escolar, reconhecendo a pluralidade epistemológica como direito e colocando a justiça curricular como eixo central de uma educação emancipadora.

Referência:
SOUZA, Marcos André de; OLIVEIRA, Edielma Jesus Nascimento; ALVES, Darlã de; VIEIRA, Francisca Joyce Monteiro; FERREIRA, Diane Ribeiro Souza; FLORENTINO, Bianca Blandino; OLIVEIRA JÚNIOR, Júlio César Farias de; ANDRADE, João Paulo da Silva; VIEIRA, Adriano José; COSTA, Raquel Pires; BROCKVELD, Marilda de Liz; ABREU, Breno Valadares de. Currículo decolonial: educação antirracista e indígena como caminho para inclusão e transformação social. Revista DCS, v. 22, n. 82, p. 01-14, 2025. DOI: 10.54899/dcs.v22i82.3483Derecho+3483.

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