Arborização urbana e tecnologia interativa transformam praças de Manaus em salas de aula ecológicas

Um grupo de jovens pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está transformando as praças públicas de Manaus em verdadeiros laboratórios de educação ambiental. O projeto “Arborização urbana como instrumento de educação ambiental em áreas públicas de Manaus por meio de tecnologia interativa”, publicado na Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, mostra como a tecnologia pode aproximar o cidadão da biodiversidade urbana, por meio de placas com QR Codes que identificam árvores e espécies locais.

Conduzido por Isabella Nogueira Sampaio, Norma Cecília Rodríguez Bustamante, Laura Ellen da Silva Souza, André Luiz da Silva Melo, Rafaela Silva Ferreira, Greicy Lucy Morais Rabelo, Raissa Viana Mota e Ana Beatriz Miller Braga, o estudo mapeou seis zonas distritais da capital amazonense — das praças do CIGS e Kíssia ao Parque Lagoa do Japiim — e registrou 896 acessos aos códigos interativos, revelando que o público mais engajado se concentra nas regiões Sul e Centro-Sul, onde há maior fluxo populacional e espaços consolidados de convivência.

As placas digitais exibem informações sobre as espécies, como nome científico, características morfológicas, importância ecológica e curiosidades culturais, permitindo que o cidadão use o celular como uma janela para o conhecimento ambiental. Mais do que dados técnicos, a iniciativa cria pontes entre ciência, cultura e cotidiano, reforçando o valor da arborização como bem comum e ferramenta pedagógica.

O projeto também aponta um caminho para políticas públicas inovadoras: integrar educação ambiental e tecnologias interativas pode fortalecer a cidadania ecológica e transformar áreas verdes urbanas em espaços de aprendizagem permanente. A ideia é simples e revolucionária — fazer da praça um espaço de ciência viva.

“A sinalização digital representa uma estratégia eficaz e acessível de educação ambiental, capaz de fortalecer a relação entre a sociedade e a natureza”, concluem os autores

Referência

SAMPAIO, Isabella Nogueira; BUSTAMANTE, Norma Cecília Rodríguez; SOUZA, Laura Ellen da Silva; MELO, André Luiz da Silva; FERREIRA, Rafaela Silva; RABELO, Greicy Lucy Morais; MOTA, Raissa Viana; BRAGA, Ana Beatriz Miller. Arborização urbana como instrumento de educação ambiental em áreas públicas de Manaus por meio de tecnologia interativa. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, v. 23, n. 10, p. 1–16, 2025. DOI: 10.55905/oelv23n10-164.


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