Educação e Práticas Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Era Digital Aprendizagem Situada: A Riqueza da Participação Periférica Legitimada Teoria da Aprendizagem Significativa: Promovendo uma Educação com Significado Cognitivismo, o que é? Redes Sociais e a desconstrução da subjetividade As relações humanas na escola O vazio existencial por Viktor Frankl Definindo o Conceito de Aprendizagem A Teoria dos Sistemas Ecológicos de Bronfenbrenner: uma lente para compreender o desenvolvimento humano em contexto Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson Notícias Escola não começa só na sala de aula: estudo defende que território e comunidade também educam Parcerias público-privadas avançam sobre a escola pública e transformam educação em mercadoria, aponta estudo Plataforma digital mobiliza população contra edital que prevê terceirização de 69 escolas em Rio Claro AULAS COMPLETAS ENSINO FUNDAMENTAL 8º Ano Relatório #1 – Turma A e B – 8ºD Poemas Uivantes: Episódio 15 tem entrevista com Scambora e lançamento da Revista do Camões AULA 3 – NO VARAL, O CONTO! Poemas Uivantes: Episódio 14 aposta em Augusto dos Anjos e julgamento do Coronavírus, além de entrevista imperdível com Reinaldo José Lopes AULA 2 – A NARRATIVA EM OUTRO GÊNERO TEXTUAL: O POEMA AULA 1 – MUITO BICHO ATIVIDADE 5 – NAS ONDAS DO RÁDIO… ALIENS ATACAM! Poemas Uivantes: Episódio 13: Oswald de Andrade, CPM 22 e Rudamon Atividade 4 (parte III) – A Guerra dos Mundos ATIVIDADE 04 (parte II) É… FAKE DÓI… 9º Ano AULA 5 (Eletivas) – Patrono literário (parte V) AULA 4 (Eletivas) – Patrono literário (parte IV) AULA 3 (Eletivas) – Patrono literário (parte III) AULA 2 (Eletivas): Patrono literário (parte II) AULA 3 – AS CONSEQUÊNCIAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS AULA 2 – IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS AULA 1 – REFLEXÃO TEMÁTICA Alunos de Escola Pública entrevistam CPM 22 Poemas Uivantes: Episódio 12 tem mensagem do secretário executivo da SEDUC/SP, homenagem aos profissionais da educação e Almeida Garrett AS INTERAÇÕES FICTÍCIAS ENSINO MÉDIO 1ª Série Ensino Médio Coesão sequencial: o que é? O que devo aprender em Língua Portuguesa na 1ª do Ensino Médio? Relatório #1 – Turma A e B – 1ºE MOMENTO 1 – DIÁLOGOS POSSÍVEIS AULA 8 – AVALIANDO NOSSA PRODUÇÃO AULAS 6 E 7 – AGORA, É A HORA! AULA 5 – MÃOS À OBRA! AULA 4 – FAZENDO LEITURAS EXPRESSIVAS – PARTE II AULA 3 – FAZENDO LEITURAS EXPRESSIVAS – PARTE I AULA 2 – AUTOPSICOGRAFIA AULA 1 – ALIENAÇÃO AULA 8 -AVALIANDO NOSSA PRODUÇÃO AULA 7 – REVISANDO E DIVULGANDO NOSSO TEXTO PUBLICITÁRIO AULA 6 – PLANEJANDO NOSSO TEXTO PUBLICITÁRIO AULA 5 – APRIMORANDO OS CONHECIMENTOS ACERCA DO TEXTO PUBLICITÁRIO AULA 4 – RECONHECENDO AS ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO NO TEXTO PUBLICITÁRIO AULA 3 – PERCEBENDO A LINGUAGEM UTILIZADA NO TEXTO PUBLICITÁRIO AULA 2 – IDENTIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO PUBLICITÁRIO Aula 01: APRESENTAÇÃO DO TEXTO PUBLICITÁRIO 2ª Série Ensino Médio O que devo aprender em Língua Portuguesa na 2ª do Ensino Médio? AULA 8 – NO QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO? AULA 7 – EM PRIMEIRA MÃO AULA 6 – MÃOS AO TEXTO! AULA 5 – NA DEFESA OU NO ATAQUE AULA 4 – EU ME REMEXO MUITO! AULA 3 – AS PALAVRAS E SUA FORÇA AULA 2 – ORDEM E PROGRESSO AULA 1 – ESPELHO, ESPELHO (MEU)? AULA 8 – OLHO NO LANCE! AULA 7 – OS DADOS ESTÃO LANÇADOS AULA 6 – FAÇAM SUAS APOSTAS! AULA 5 – BICHO, QUE BICHO É ESSE? AULA 4 – SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA! AULA 3 – O QUE É? O QUE É? AULA 2 – EU ACHO QUE VI UM GATINHO! AULA 1 – VOU TE CONTAR UMA COISA… 3ª Série Ensino Médio O que devo aprender em Língua Portuguesa na 3ª do Ensino Médio? RELATÓRIO #1 – TURMA A E B – 3ªA Aula online de Língua Portuguesa explora literatura de Cordel para alunos do Ensino Médio AULA 5 – CONSEQUÊNCIAS DA COVID-19 AULA 4 – É FÁCIL SE ISOLAR? Aula 03 de Língua Portuguesa para o 3º Ano do EM: Estruturas de Textos Argumentativos AULA 2 – PESQUISA E CURADORIA DE TEMAS AULA 1 – A BIKE NA CIDADE AULAS 7 E 8 – AGORA É A MINHA VEZ! Aula 06: Elementos da Narrativa em “Adão e Eva” de Machado de Assis AULA 5 – OUTRAS FACES AULAS 3 E 4 – LEIO, LOGO EXISTO! AULA 2 – NADA É POR ACASO! Explorando a Literatura de Cordel: Aula Online de Língua Portuguesa para o Ensino Médio FILOSOFIA Pensamento e Linguagem: Visão Interacionista A concepção errada de Ricardo sobre a relação entre produção e Consumo Possibilidade de uma crise inerente às contradições internas de mercadorias e dinheiro por Karl Marx Crítica ao programa de Gotha por Karl Marx Conceito de Mais-Valia Relativa por Karl Marx Compra e Venda de Mão-de-Obra por Karl Marx A forma do valor ou do valor de troca por Karl Marx Duplo caráter do trabalho por Karl Marx Fórmula geral para o capital por Karl Marx Os dois fatores de uma mercadoria por Karl Marx Quatro tipos de ídolos por Bacon Mutatis mutandis Odisseia: Livro XI Odisseia: Livro X A concepção estoica do destino O que é Filosofia? De Finibus de Cícero De Fato por Cícero Enchiridion por Epiteto “Principais Doutrinas” de Epicurus Cícero Sobre a natureza dos deuses Carta de Epicuro a Heródoto Carta de Epicuro a Menoeceus Ética a Nicômaco: Livro 10, Parte 8 Ética a Nicômaco: Livro 10, Parte 7 Ética a Nicômaco: Livro 2, Parte 4 Ética a Nicômaco: Livro 2, Parte 3 Ética a Nicômaco: Livro 2, Parte 2 Ética a Nicômaco: Livro 2, Parte 1 Ética a Nicômaco: Livro 1, Parte 13 Ética a Nicômaco: Livro 1, Parte 7 Ética a Nicômaco: Livro 1, Parte 2 Ética a Nicômaco: Livro 1, Parte 1 Odisseia: Livro IX Das aplicações da liberdade por John Stuart Mill Ignorância Pluralista auxilia a perpetuar a corrupção brasileira? Da liberdade de pensamento e discussão por John Stuart Mill On Liberty por John Stuart Mill: Capítulo I Metafísica de Aristóteles: Livro XII, Parte 7 Aristóteles: De Anima – Livro II Odisseia: Livro VII Por que furamos as filas? Trabalho alienado por Karl Marx Odisseia: Livro VI Odisseia: Livro V LIBERDADE por John Stuart Mill SEGUNDO TRATADO DO GOVERNO por John Locke Seis lições para os professores de matemática por Thomas Hobbes DAS QUATRO SANÇÕES OU FONTES DE DOR E PRAZER por Jeremy Bentham Odisseia: Livro IV Odisseia: Livro III Odisseia: Livro II Odisseia: Livro I Odisseia: Livro VIII Física de Aristóteles: Livro 1 e 2 DISCURSO SOBRE A ORIGEM E A FUNDAÇÃO DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS por Jean Jacques Rousseau PRINCÍPIOS ADVERSOS AO UTILITÁRIO por Jeremy Bentham Do princípio da utilidade por Jeremy Bentham Categorias de Aristóteles Diálogos: Timeu Placas V e VI – O livro dos mortos Placa IV – O livro dos mortos Placa III – O livro dos mortos Placa I – O livro dos mortos PLACA II – O livro dos mortos República: Livro V República de Platão: Glaucon Diálogos de Platão: Mênon Apologia de Sócrates por Xenofonte Apologia de Sócrates por Platão Diálogos de Platão: Euthyphro Physiologoi: Parmênides de Eleia Physiologoi: Heráclito de Éfeso Physiologoi: Demócrito e Leucipo de Abdera Physiologoi: Anaxágoras de Clazômenas Physiologoi: Empédocles de Agrigento Physiologoi: Xenófanes de Cólofon Physiologoi: Anaxímenes de Mileto Physiologoi: Anaximandro Physiologoi: Thales de Mileto PSICOLOGIA Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Sigmund Freud Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky Epistemologia Genética de Jean Piaget Fatores Motivacionais nos Processos Educativos Abordagens Contemporâneas da Psicologia da Educação metodologiaS ATIVAS Multiletramentos MULTILETRAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA Multiletramentos em Linguagem para a Escola Pública: Guia Ensino com multimeios ajuda professor de Rio Claro a desenvolver letramento com os alunos Compartilhe isso: Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+ Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit Clique para compartilhar no Nextdoor(abre em nova janela) Nextdoor Clique para compartilhar no Mastodon(abre em nova janela) Mastodon Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest Clique para compartilhar no Bluesky(abre em nova janela) Bluesky Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela) Pocket Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail Curtir Carregando...
A Teoria dos Sistemas Ecológicos de Bronfenbrenner: uma lente para compreender o desenvolvimento humano em contexto
Parcerias público-privadas avançam sobre a escola pública e transformam educação em mercadoria, aponta estudo
Plataforma digital mobiliza população contra edital que prevê terceirização de 69 escolas em Rio Claro
Poemas Uivantes: Episódio 14 aposta em Augusto dos Anjos e julgamento do Coronavírus, além de entrevista imperdível com Reinaldo José Lopes
Poemas Uivantes: Episódio 12 tem mensagem do secretário executivo da SEDUC/SP, homenagem aos profissionais da educação e Almeida Garrett