Escola pública inova ao utilizar Inteligência Artificial e Literatura Africana no processo de Alfabetização

Na Escola Municipal Jovelina Morateli, localizada em Rio Claro, São Paulo, uma iniciativa educacional inovadora está ganhando destaque por integrar o uso da inteligência artificial (IA) com a introdução de literatura africana no processo de alfabetização de alunos do primeiro ano. Sob a orientação do professor, os estudantes do 1º ano D embarcaram em uma jornada de aprendizado que combina tecnologia emergente, consciência cultural e multiletramento.

O ponto de partida foi a leitura do conto africano “O macaco, a cobra e o leão” de George W. Bateman, que proporcionou aos alunos uma imersão no universo da narrativa folclórica africana. A partir dessa experiência, os alunos foram desafiados a recontar a história à sua maneira, incentivando não apenas o desenvolvimento de habilidades de escrita, mas também estimulando sua criatividade e familiaridade com diferentes formas de linguagem.

O diferencial dessa abordagem foi a introdução da inteligência artificial no processo de aprendizagem. Utilizando o ChatGPT 3.5, os textos produzidos pelos alunos foram reescritos, preservando a essência narrativa, mas com uma roupagem renovada. Em seguida, os registros manuscritos foram digitalizados pelos próprios alunos e submetidos ao LEONARDO AI, que trouxe à tona imagens correspondentes à nova versão da história.

Essas imagens não apenas complementaram o texto reescrito, mas também serviram como inspiração para os alunos expressarem sua criatividade por meio do desenho. Assim, além de desenvolverem habilidades de escrita e leitura, os estudantes puderam explorar diferentes formas de expressão artística, enriquecendo ainda mais sua experiência de aprendizado e promovendo o multiletramento.

O professor responsável pelo projeto destaca a importância de oferecer aos alunos experiências educacionais interdisciplinares, tecnologicamente atualizadas e multiletradas. “Nossa intenção é preparar os alunos não apenas para o domínio das habilidades básicas de leitura e escrita, mas também para lidar com as tecnologias emergentes e para desenvolver uma consciência cultural mais ampla e inclusiva, promovendo o multiletramento em todas as suas dimensões”, afirma o professor que é criador do Método Camões e da Rede Camões de jornais escolares.

Essa iniciativa exemplifica o compromisso com uma educação inovadora e inclusiva, que busca proporcionar aos alunos experiências enriquecedoras e prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo. Ao integrar inteligência artificial, literatura africana e multiletramento no processo de alfabetização, a escola abre novos horizontes para seus estudantes, promovendo o desenvolvimento integral e preparando-os para um futuro cada vez mais diversificado, tecnológico e multilíngue.

CONFIRA O PASSO A PASSO:

PROCESSO DE CONFECÇÃO DO TEXTO

PASSO 1: Leitura do conto africano: O macaco, a cobra e o leão, de George W. Bateman, disponível em: https://www.amazon.com.br/Contos-Folcl%C3%B3ricos-Africanos-Elphinstone-Dayrell-ebook/dp/B09GPVPTQ4

PASSO 2: Após as leituras, os alunos recontaram o conto à sua maneira, o professor, como escriba, transcreveu o texto na lousa:

O texto ditado pelos alunos da Escola Municipal Jovelina Morateli, de Rio Claro/SP.

PASSO 3: Os alunos, que estão em processo de alfabetização, então, copiaram o texto em seus cadernos:

Texto transcrito pelo aluno Juan, de 6 anos.

ERA UMA VEZ UMA HISTORIA ONDE OS ANIMAIS SE DIVERTIRAM E ERAM BONZINHOS. E O MENINO ESTAVA COM FOME E ACHOU COMIDA E FOI DAR UMA VOLTA E FOI TOMAR UM BANHO NO MAR. TEXTO ESCRITO PELOS ALUNOS DO 1 ANO D: THAYLLA, SOPHIA PASSOS, YASMIN, NICOLAS, FABRÍCIO, JUAN, IGGOR, CAIO, ALICE, IAGO, YURI

PASSO 4: O texto foi digitado pelos aunos:

Os alunos gravaram e fotografaram o processo todo.

PASSO 5: O texto foi enviado ao CHAT GPT 3.5 que reescreveu o mesmo, a história foi recontada aos alunos:

Texto refeito com o CHAT GPT:

Havia uma vez um lugar encantado onde os animais viviam em harmonia, compartilhando alegria e bondade em cada canto da floresta. Os pássaros cantavam melodias suaves enquanto os coelhos saltavam brincalhões pela relva verde.

Em meio a essa cena pacífica, um menino de olhos curiosos e barriga vazia explorava os arredores. Com um estômago roncando, ele buscou por algo para comer. Felizmente, encontrou um cesto de frutas e vegetais deixados ali generosamente por alguém.

Após saciar sua fome, o menino decidiu dar um passeio pela floresta para apreciar sua beleza. Ele caminhou entre as árvores altas e os riachos murmurentos, absorvendo a serenidade do lugar.

À medida que o sol se punha no horizonte, o menino sentiu o desejo de se refrescar nas águas cristalinas do mar próximo. Com alegria nos olhos, ele correu em direção à praia, onde as ondas brincavam com a areia dourada.

Tomando um mergulho revigorante, o menino sentiu-se renovado pela água salgada e pela brisa do mar. Ele contemplou o pôr do sol pintando o céu com tons de laranja e rosa, agradecendo por cada momento daquela jornada mágica.

E assim, entre risos de animais e a tranquilidade do mar, o menino descobriu a alegria de compartilhar a bondade e a beleza do mundo ao seu redor.

PASSO 6: O texto foi enviado ao LEONARDO AI que criou imagens para a história:

PASSO 7: Por fim, os alunos desenharam a nova história recontada pela AI:

PASSO 8: O texto foi publicado no Wattpad como o primeiro microconto de um livro que será lançado no final do ano, confira: https://www.wattpad.com/1436498077-aprendendo-a-escrever-microcontos-escritos-por

REFERÊNCIAS

DAYRELL, E.; BATEMAN, G.; NASSAU, R. H.. Contos Folclóricos Africanos Vol.1 (Portuguese Edition) (p. 18). Literatura Livre – Sesc São Paulo. Edição do Kindle.

KNUPPEL, M. A. C. Educação Digital e ecossistemas de aprendizagem.

MOMESSO, M.R. et al. Educar com podcasts e audiobooks, 1.ed. – Porto Alegre: CirKula, 2016, 180 p. [e-Book]

MOURA. A.; CARVALHO, A.M. Podcast: Potencialidades na Educação. Revista da Faculdade de Letras da Uiniversidade do Porto, ed. 3, 2006. Disponível em [https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2112]. Acesso 26 de fev. 2024.

ROJO, R. H. R. Multiletramentos na escola [recurso eletrônico], Eduardo Moura, 1 ed., São Paulo, Parábola, 2020.

3 comentários em “Escola pública inova ao utilizar Inteligência Artificial e Literatura Africana no processo de Alfabetização

  1. Avatar de ANA ALICE EVANGELISTA
    ANA ALICE EVANGELISTA 2 de maio de 2024 — 20:37

    Acho muito lindo a iniciativa que incluir isso nas escolas públicas, por que é um assunto que deve ser falado e colocado em prática cada vez mais, com toda nossa tecnologia os alunos crescerem já familiarizados com a inteligência artificial porquê é algo que ira ficar cada vez mais recorrentes no nosso mundo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Avatar de Henrique

    É muito bom que as pessoas se preocupem com a educação das crianças e inove o método de estudo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Avatar de SOPHIA GOMES DE LIMA
    SOPHIA GOMES DE LIMA 23 de maio de 2024 — 10:03

    Isso é ótimo, temos que usar a internet ao nosso favor mesmo. É bom estar sempre enovando.

    Curtido por 1 pessoa

Deixar mensagem para SOPHIA GOMES DE LIMA Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close